segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ano Novo, Novas Cervejas Caseiras.

O ano de 2011 começou com força cervejeira total.
Durante o feriado degustamos os primeiros copos de minha primeira cerveja estilo Rauchbier, a "HAPPY 43".
Metade da produção (10 litros) foi engarrafada com adição de açucar, para segunda fermentação e carbonatação, que devido a ter as características da baixa fermentação, ficará maturando por pelo menos 3 meses. Não resistindo ao tempo de espera, embarrilhamos a outra metade em dois barris de 5 litros, e um deles já foi degustado no Reveillon. Conseguimos a defumação desejada, mas mesmo sendo consumido na pressão de CO2, faltou a carbonatação, devido a cerveja estar ainda "muito verde". O aroma e o sabor estão bem de acordo com uma "rauchbier", o que era o meu principal objetivo para esta cerveja. Para melhorar o outro barril, decidimos também fazer uma segunda fermetação no segundo barril de 5 litros, e faremos um rigoroso controle da pressão do barril durante os meses de maturação.
Vejam o rótulo da "HAPPY 43".



Completando o "Reveillon Cervejeiro", realizei uma brassagem familiar no dia 1º de janeiro, fazendo a minha primeira cerveja no estilo "India Pale Ale", que já está fermentando no balde aos 18 °C.
A festa foi grande, 2 barris de 20 litros da Colorado (Demoiselle e Indica), 1 barril de 5 litros da "Happy 43" e algumas dúzias das latinhas das Pilsens de Milho/Água para hidratação. Eta começo de 2011 difícil!!
Saudações cervejeiras e Feliz 2011.

Um comentário:

  1. Parabéns pelas cervejas! Nós aqui também degustamos umas artesanais no final do ano, mas foram da minha leva de trigo que fiz. Feliz 2011!! Abraço.

    http://blackbrewer.blogspot.com

    ResponderExcluir