sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Melhores de 2012 - Região de Ribeirão Preto.

O início de cada ano é hora de novos planos e avaliação do que passou no ano anterior. Isso também vale para meio cervejeiro, hora de pensar em novos projetos, sem deixar de analisar o ano que acabou, seus pontos positivos, negativos, destaques e novidades.
De forma muito competente, o Blog do Bob (Estadão), divulgou mais uma vez os destaques cervejeiros do ano de 2012, com opiniões de muitos especialistas e conhecedores do universo cervejeiro. Visitando os posts do Bob você tem uma grande diversidade de opiniões e um panorama muito rico e interessante do universo cervejeiro nacional.
Pensando em apresentar um panorama diferente, regional, de minha cidade de Ribeirão Preto (SP), município importante na história cervejeira nacional, optei por escolher os meus destaques cervejeiros locais do ano 2012. Este post prioriza os eventos, fatos e cervejas fabricadas por aqui. Simbora !

1- Melhor Cerveja Ale: India Black Ale da Cervejaria Invicta.
    A Invicta India Black Ale é uma cerveja robusta. Apresenta um conjunto de lúpulos equalizados com maltes torrados.



2- Melhor Cerveja Lager: Munich Dunkel da Cervejaria Lund.
     A Lund Munich Dunkel caracteriza-se pela sua cor marrom avermelhada e pelo seu intenso sabor maltado. Ideal para quem aprecia uma cerveja escura com personalidade.



3- Melhor Chopp Ale: Vixnu da Cervejaria Colorado.
    Em 2010, os mestres cervejeiros Patrick Zanello e Matt Brynildson (Firestone Walker) fizeram uma receita colaborativa na linha da receita original da Colorado Indica. Realçando maltes e lúpulos na receita criaram uma IPA Imperial, que foi chamada de Double Indica e que posteriormente ganhou o nome comercial de Vixnu.

4- Melhor Chopp Lager: Lund Extrema Pilsen.
     Lager com dry hopping de lúpulos, que variam segundo a leva produzida. Criada com exclusividade para o Empório Biergarten em parceria com Evandro Zanini e Cervejaria Lund.

5- Cervejaria do Ano: Cervejaria Invicta.
     Comandada por Rodrigo Silveira, a Cervejaria Invicta se consolidou em Ribeirão Preto, produzindo cervejas cada vez melhores, compartilhando projetos de parceria como o incrível lançamento de cervejas do grupo musical Velhas Virgens, e divulgando a cidade até nos inéditos rótulos com os pontos turísticos locais, show de bola.

6- Mestre Cervejeiro do Ano: Evandro Zanini da Cervejaria Lund.
    Quando a Lei de Pureza é respeitada com maestria !

 Foto: Brinde com Evandro Zanini durante o tradicional Oktoberfest do Biergarten.

7- Point Cervejeiro do Ano: Empório Santa Fé (Sertãozinho-SP).
    Fora do tradicional roteiro das cervejas especiais, a cidade de Sertãozinho ganhou um maravilhoso recanto cervejeiro, que certamente não existe em muitas capitais deste país. A expansão de rótulos e prateleiras vem consumindo espaços antes reservados ao vinho, raridades, novidades, além de muita coisa boa pra harmonizar com as brejas, inclusive incríveis chocolates importados. Quem visitar Ribeirão Preto, vale a pena pegar a estrada, passar o pedágio e visitar o Empório Santa Fé.

8- Evento Cervejeiro do Ano: IPA Day da Cervejaria Colorado.
    O paraíso dos lúpulomaníacos.

 Foto: Confrabacon e amigos no IPA Day da Colorado.

9- Fato Positivo do Ano: Chegada de uma grande diversidade de rótulos nacionais e internacionais nas gôndolas de supermercados e postos de gasolina, praticidade com preços cada vez mais interessantes.

10- Fato Negativo do Ano: a saída do mestre-cervejeiro Patrick Zanello da Cervejaria Colorado, não entro e não conheço o mérito da questão, só tenho certeza que a maravilhosa Cervejaria Colorado e nossa cidade, perderam um grande talento na arte de se fazer cervejas de qualidade.

11- Novidade do Ano: Ribeirão Preto entrando na rota dos lançamentos editoriais ligados à cerveja, com o privilégio de receber Maurício Beltramelli para lançamento oficial de seu sensacional livro "Cervejas, brejas & birras".

12- Melhor Cerveja Caseira: Villa Battista Oatmeal Vanilla Stout - Delícia produzida pelo amigo Fábio Battista.

13- Rótulo do ano: Guanabara da Cervejaria Colorado.



Vou destacar ainda o melhor de minha degustação em terras ribeirãopretanas no ano de 2012.

14- Melhor Cerveja do Ano: Southern Tier Creme Brulee Stout.
     Degustada em encontro da Confrabacon. Manjar dos Deuses, talvez a melhor cerveja que já tomei nesses meus 45 anos. ANTOLÓGICA !



15- Melhor Chopp do Ano: Mikkeler Imperial Pilsner.
     Degustada no delicioso Empório Biergarten, complexa e refrescante, sabor e aroma únicos.

16- Melhor Cervejaria nas degustações ("conjunto da obra"): Mikkeler.
     Degustei uma infinidade de rótulos desta cervejaria dinamarquesa, e não teve um único que não gostei, sendo a maioria deles espetaculares. Uma aula de como se fazer cerveja !!

Resumo da ópera, amigos venham visitar Ribeirão Preto, isso aqui é um paraíso cervejeiro.

E você, não vai relembrar os destaques de sua cidade ou região ? CHEERS !!

2 comentários:

  1. @tarcisiocerveja Meu amigo, o que posso dizer, ou como posso agradecer tamanha gentileza, o que eu digo é que a gente faz sempre com carinho e pros amigos mesmo, então, acho que estou no caminho certo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Demais este blog!!!
    PARABÉNS, TARCÍSIO!!!!

    ResponderExcluir