segunda-feira, 5 de março de 2012

Campanha Cervejeira: Vamos solicitar a carta de cervejas!

Amigos cervejeiros, não tem nada mais irritante do que você chegar em um restaurante tradicional e com aquele prato que você ama, e na hora escolher a bebida e procurar as cervejas disponíveis, encontrar no cantinho do cardápio geral aquele "quadradinho" com meia dúzia de cervejas, quase sempre aquelas com milho e sem gosto.
Isso acontece até em restaurantes 5 estrelas, os quais geralmente tem maravilhosas cartas de vinho, e que permanecem fora de sintonia com a nova tendência da diversificação de cervejas, as tais "cervejas especiais" (termo que alguns cervejeiros não gostam de usar), perdendo a oportunidade de sair na frente de seus concorrentes, e agradar ao novo perfil de público amante de cervejas, ainda pequeno, mas que cresce a cada dia e que procura novas opções de gastronomia aliadas ao prazer de uma cerveja de qualidade, com variedade de sabores e aromas para harmonizar com as delícias do forno e fogão.

Foto: Exemplo de Carta de Cervejas em restaurante no exterior.

As opções estão aumentando, reconheço, muitos restaurantes, pizzarias, churrascarias e bares vem aumentando seu portfolio de cervejas, mas muitas vezes de forma tímida e sem o cuidado que o assunto merece ser tratado. Vejam o que aconteceu comigo neste final de semana, estive em uma sofisticada pizzaria de Ribeirão Preto (SP), e antes mesmo de se trazer o cardápio de pizzas o garçom entregou a carta de vinhos. Imediatamente agradeci e solicitei a carta de cervejas, e o constrangimento de quem me atendia ficou nítido, sendo seguido da frase: "temos algumas cervejas diferentes, tipo fortes (!!!!), eu vou falar quais têm e o senhor escolhe", e informou verbalmente uma meia dúzia de boas cervejas disponíveis, nitidamente se esforçando para lembrar de todas. Insatisfeito, perguntei se eles não tinham uma "Guinnness", e o garçom soltou a frase: "opa, essa é aquela preta, também tem". O lado bom da coisa é que tinha uma cerveja que eu estava a fim de tomar, mas achei o tipo de atendimento muito amador, e olha que o local é considerado "classe A" na gastronomia de Ribeirão Preto. Não tive dúvida e postei sobre o ocorrido no Twitter e no Foursquare.

Foto: Qual a dificuldade de se fazer uma carta de cervejas como essa ???

Pensando sobre o assunto, por que nós, cervejeiros e amantes desta nova tendência, não podemos unir forças para cobrar mais do mercado gastronômico a inserção dos estabelecimentos nesta nova realidade ?
A tecnologia está cada vez mais a nosso favor, vide "Twitter", "Foursquare", "Instagram", "Facebook" "Aroundme"e outras mídias sociais, cada vez mais influentes e fundamentais, e que devem ser utilizadas a favor dos consumidores, no caso específico nós consumidores de cervejas diferenciadas ("cervejas especiais", "cervejas de verdade", "real beer", ou qualquer outra nomenclatura para cervejas fora do padrão sem gosto e sem aroma).
Amigos cervejeiros, proponho o intenso uso das mídias sociais e da internet como um todo para cobrarmos, solicitarmos, sugerirmos, que restaurantes e bares criem suas cartas de cervejas, passando a nos respeitar como merecemos.
Sugiro até duas #hashtags para uso no Twitter:
#aquinaotemcartadecervejas.
#queremoscartadecervejas.
Amigos, vamos fazer a nossa parte, meter o pau em quem não nos respeita, e elogiar aqueles que já estão nos tratando com "dignidade cervejeira".
CHEERS !!!

Um comentário:

  1. Perfeito Tarcísio. Concordo totalmente com você. Já estamos de saco cheio dos lugares terem carta com 273 vinhos e apenas 4 cervejas sem carta alguma. Só pedindo por carta de cervejas que eles vão começar a entender que devem ter isso...
    Abraço a causa!

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