quarta-feira, 21 de setembro de 2011

1º Curso Avançado de Produção de Cervejas.

Piracicaba recebeu no último final de semana o 1º Curso Avançado de Produção de Cervejas.
Organizado pela "A Turma" de Campinas e FATEC de Piracicaba, o curso teve a duração de 20 horas e contou com os seguintes palestrantes:
- Fábio Teleguinski - Engenheiro de alimentos da Cooperativa Agrária e cervejeiro formado pelo Senai (Vassouras-RJ).
- Rubens Mattos - Engenheiro Químico, Mestre em Engenharia Química, Doutor em Tecnologia de Alimentos e Mestre Cervejeiro formado pela Universidade da Califórnia.
- Alessandro Orelli Junior - Engenheiro e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira da FATEC de Piracicaba.
- Afonso Landini - Cervejeiro e proprietário da "A Turma Cerveja Artesanal" de Campinas (SP).
- Carlos Magno - Cervejeiro e Proprietário da Microcervejaria Magnus Prime Beer.

Foto: Meu certificado de conclusão do curso (Acervo pessoal).

O curso foi excelente, extremamente rico em informações cervejeiras, tanto no ponto de vista teórico quanto no prático, abordando desde os mínimos detalhes dos insumos cervejeiros, passando pelos processos, equipamentos, legislação, boas práticas e muitos outros detalhes.
A palestra sobre Malte de Cevada feita pelo palestrante Fábio Teleginski foi simplesmente sensacional. Outro momento fantástico foi a apresentação do Cervejeiro Carlos Magno, que contou como foi sua transição da "panela" para a cervejaria, em um depoimento cheio de emoção.
Todos os palestrantes, e os convidados do debate sobre Microcervejaria, ocorrido no sábado à tarde, mostraram a riqueza e complexidade da Produção de Cervejas,tanto caseiras quanto industriais, e certamente no domingo às 19 horas, quando o curso foi encerrado, estávamos exaustos, porém felizes e com um conhecimento infinitamente maior sobre o maravilhoso universo das cervejas.

Visite o álbum abaixo e veja as fotos do curso. É só clicar na cevada abaixo, e depois clicar em apresentação de slides. Saúde!



Detalhe, baseado no conhecimento adquirido no curso, farei imediatamente algumas alterações em meu processo cervejeiro caseiro, além de providenciar novos investimentos em equipamentos para melhorar minhas brassagens. Show de bola !!

Um comentário:

  1. Sr,Tarcisio, moro em Novo Horizonte, sp, há 130 km dai. Gostaria de uma assessoria para aprender a fazer cerveja caseira. Por favor. aguardo manisfestação.

    ResponderExcluir