sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cervejas e Chocolate com Pete Slosberg.


O bar Cervejarium de Ribeirão Preto (SP) foi cenário de um grande encontro do mundo cervejeiro, recebendo a visita de dois mestres das cervejas, Pete Slosberg e Doug Odell, americanos que contribuíram diretamente para transformar os Estados Unidos na 4ª Escola Cervejeira do mundo, juntando-se a Bélgica, Alemanha e Reino Unido.
A noite comandada por Pete, também grande especialista em chocolates, teve como tema principal a Harmonizaçao de Cervejas com Chocolate.

Foto: Pete Slosberg e Tarcísio Vascão.

Convido os amigos cervejeiros a apreciarem as harmonizações da noite:

Foto: Aspargo branco com crocante de chocolate apimentado harmonizando com Colorado Cauim (Cerveja Pilsen).

Foto: Ostra gratinada em mouselline de limão siciliano e crosta de castanha do pará e cacau também harmonizando com a Colorado Cauim (Cerveja Pilsen)

Foto: Capelinni no tucupi com ovos de salmon e pimenta rosa harmonizando com Colorado Appia (Cerveja de Trigo feita com adição de mel).

Foto: Cordeiro com mole (molho mexicano) e favas harmonizado com Colorado Indica (Cerveja Estilo India Pale Ale).

O Brasil,infelizmente dominado pela cultura da pilsen comercial, acostumou-se com a idéia de que cerveja não combina com sobremesas, principalmente com chocolates. Quem nunca ouviu a expressão "obrigado, depois eu experimento, ainda estou tomando minha cervejinha", quando ofereceu uma sobremesa a um amigo ou parente.
Mude conceitos, inicie pelas cervejas estilo Porter, Stout e Imperial Stout, todas harmonizam maravilhosamente bem com doces de chocolate e café. Sugiro a harmonização de Petit Gateau com Cerveja Guinness, a tradicional Stout seca da Irlanda.

Foto: Torta de chocolate com frutas vermelhas e chocolates especiais harmonizados com Colorado Demoiselle (Cerveja Estilo Porter).

E no final do encontro um brinde com a fantástica Bodebrown Venenosa Imperial Milk Stout envelhecida em barril de Bourbon.

Foto: Tarcísio Vascão (cervejeiro caseiro), Patrick (mestre cervejeiro da Colorado), Doug Odell (cervejeiro histórico e proprietário da Odell Brewing Company), Marcelo Carneiro (proprietário da Cervejaria Colorado) e João Becker (mestre cervejeiro da Colorado).

Meus agradecimentos especiais a minha esposa Adriana, sempre companheira em eventos cervejeiros, ao amigão Fabrício "FULL PINT" e sua esposa pela ótima companhia e a Marcelo Carneiro pela maravilhosa receptividade do sempre excelente Bar Cervejarium.

E não poderiamos encerrar esta postagem sem comentar a simpatia e simplicidade de Pete Slosberg, posso afirmar tranquilamente que esse é o cara !


CHEERS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário