sexta-feira, 20 de julho de 2012

Eisenbahn, Blogs e Ética.


A participação de blogueiros e especialistas em cervejas no lançamento da cerveja comemorativa aos 10 anos da Eisenbahn, por convite da cervejaria, foi cercada de polêmica nas mídias sociais cervejeiras, principalmente no twitter. O assunto envolveu discussões sobre ética, promoções de mídia e ofertas de brindes e “mimos”aos formadores de opinião do mercado cervejeiro. Muita gente a favor, outros contra, um debate quente e aparentemente apaixonado.
Eu, particularmente, vejo a iniciativa do convite aos blogueiros como um belo reconhecimento da Eisenbahn aos dedicados formadores de opinião da nossa “internet cervejeira”, e não tenho vergonha em afirmar que, se convidado, aceitaria imediatamente o presente de participar do evento, pois cerveja para mim não é profissão, tenho um blog 100% amador e sem fins lucrativos, não havendo qualquer conflito ético ou de alguma possível perda de credibilidade dentro do meio.
Trabalho na área de saúde, como médico, e acho conveniente traçar um paralelo com o evento de Itu. Durante minha carreira, recebi inúmeras vezes propostas de laboratórios farmacêuticos para pagamentos de viagens, estadias e inscrições em Congressos Médicos. Nunca aceitei! E por quê nunca aceitei? Não me sinto bem, eticamente, em receber tais “mimos” e “patrocínios” e depois ficar com uma obrigação moral de retribuir a uma indústria de medicamentos de alguma forma, no caso prescrevendo seus produtos. Vejam bem, este é um ponto de vista ético meu, individual, e não corresponde ao da maioria dos médicos, muito pelo contrário, existem atualmente discussões técnicas sobre o tema em encontros sobre ética médica nos Conselhos de Medicina do país, tentando normatizar esta relação “médico x indústria farmacêutica”. Apesar da minha opinião, não encaro a aceitação dos “presentes” como um “crime”, algo abominável, somente tenho minha “sensação” ética e de tranquilidade na minha consciência, ou seja, faço aquilo que vai me fazer deitar minha cabeça no travesseiro e dormir sossegado.
Por outro lado, assim como 100% dos médicos, recebi e recebo amostras grátis de medicamentos e não vejo nada demais nisso, além do mais porque prescrevo sempre pensando no sal (substância química) e não na grife do remédio, evitando ao máximo direcionar minha prescrição para um laboratório “X” ou “Y”. Se tenho em meu consultório amostras grátis de omeprazol ou diclofenaco, forneço a quem acho necessário, sem verificar a qual laboratório pertence sua embalagem.
Feito o paralelo acima, voltamos às amadas cervejas. Durante o “Encontro Nacional dos Blogueiros de Cervejas”, realizado em março de 2012 em Blumenau (SC), discutiu-se muito a relação “blogs x mercado”, e muitos blogueiros colocaram sua posição contrária aos que utilizam seus blogs e as mídias sociais para “pedir cervejas”. Particularmente, não gosto de pedí-las (algumas vezes faço trocas com cervejeiros caseiros amigos), mas também não vejo nada de errado em quem o faz, afinal de contas as “brejas” são a “matéria prima” para nossas matérias e posts. Sinceramente não vejo diferença entre receber um presente de uma cervejaria, pedindo ou não por ele. Parece o velho dilema da conduta ativa ou passiva, e não vejo qualquer diferença ou conflito ético nos dois tipos de atitude.
O que significa ética?
Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. A reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a ética.
Portanto, se você acredita que seus atos estão estimulando o bem viver, os seus relacionamentos pessoais e sociais, você está em paz com seus princípios éticos, e esses podem variar de pessoa para pessoa, e por que não, de cervejeiro para cervejeiro, sem qualquer necessidade de patrulhamento ético.
Em relação aos “mimos” da indústria cervejeira, o meu ponto de interrogação jamais ficaria na questão ética, mas sim na palavra “credibilidade” (confiança). Não tenho a menor dúvida que nós, blogueiros brasileiros de cerveja, somos formadores de opinião. Gosto e me motivo por isso, mas lembro que o faço de forma 100% amadora. Alguns blogueiros todavia, parecem estar em processo de profissionalização, oferecendo inclusive espaços publicitários. Será que para eles, receber presentes das cervejarias realmente seria algo positivo?
Conheço muitos dos convidados da festa em Itu, tenho privilégio de ter amigos pessoais no grupo, pessoas que respeito e conheço, e nas quais acredito na seriedade e qualidade de suas informações e conhecimento cervejeiro. O problema talvez estaria na relação dos blogs com os iniciantes do nosso meio, aqueles que estão tendo o primeiro contato, a primeira paixão, e que certamente tem nos blogs suas primeiras fontes de informação. Como eles poderiam levar em conta um comentário, uma avaliação, de uma determinada cerveja sabidamente fabricada por uma cervejaria que presenteou a quem comenta sobre seus produtos. Não poderiam pensar que seria avaliada “menos pior” uma cerveja ruim, ou “ainda melhor” uma ótima cerveja? Sei lá, como amador não estou nem aí pra isso, mas para quem busca uma profissionalização, admirada e respeitada, será que os “mimos” serão sempre positivos?
Foto: Cerveja Eisenbahn 10 anos (Fonte: Brejas).

Concluindo, antes que algum amigo blogueiro fique melindrado comigo, volto a afirmar: apoio e parabenizo a Eisenbahn pela iniciativa, e se convidado fosse, não recusaria o convite. Ninguém cometeu crime nenhum! Tudo são apenas reflexões, pensamentos, de um apaixonado por cervejas e pelo seu universo, pois para mim cerveja é diversão, amizade, paixão, AMOR !

Um comentário:

  1. Belo post, meu amigo!

    Eu fui convidado pela Eisenbahn também e me senti muito orgulhoso disso. Encaro como o reconhecimento de um trabalho feito com amor e dedicação.

    Você sabe que eu acho sobre a "mendicância cervejeira". Acredito que exista uma diferença entre a conduta ativa e passiva nesse caso. O que nunca pode acontecer, de maneira nenhuma, é a falta de honestidade com o leitor. Os "mimos" nem sempre são positivos mesmo, mas cabe ao blogueiro administrar da forma mais sensata e isenta possível essa prática bem comum do mercado - e que tende a crescer com a maior visibilidade dos blogs de cerveja.

    No caso específico, o "patrulhamento ético" me deixou numa situação delicada, já que a cerveja é realmente muito boa. Qualquer elogio, por mais verdadeiro e isento que seja, pode ser considerado eivado de segundas intenções. No entanto, o patrulhamento que a minha ética pessoal faz em toda a minha atuação como blogueiro também não acha correto deixar de elogiar quando esse elogio é merecido. Garanto pra você que a minha opinião seria a mesma se eu comprasse a cerveja no seu lançamento (coisa que vou fazer, mais de uma garrafa, por sinal).

    Parabéns pela coragem de dar a sua opinião sobre um assunto tão delicado. Contrapontos bem colocados devem existir. O nível da discussão é diretamente proporcional ao nível intelectual dos debatedores.

    Grande abraço!

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