terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cerveja Caseira Amiga - Beer Brothers Jack in Black.

O universo das cervejas caseiras e artesanais cresce, e felizmente muita gente bacana está participando do movimento, permitindo uma ajuda mútua entre os cervejeiros caseiros, sempre em busca de um único resultado final, boas e ótimas cervejas.
A história desta Imperial Stout, feita pelo cervejeiro caseiro Rafael Pastore, retrata bem este espírito de amizade cervejeira. No mês de agosto, Rafael tinha programando uma brassagem para o último final de semana do mês, mas lhe faltava o malte chocolate. Assim, ele postou sua necessidade do insumo no fórum da Acerva Paulista. Acessei sua postagem, e como eu tinha disponíveis os 700 gramas de malte chocolate, prontamente entrei em contato, e enviei de Ribeirão Preto para São Paulo a malte que faltava para sua brassagem.
Dois meses depois, Rafael retornou com a informação que a cerveja já estava pronta para consumo, e me enviou uma garrafa de sua preciosidade.
O próprio cervejeiro caseiro Rafael Pastore descreveu sua "cria":
"O nome da cerveja é Beer Brothers Jack in Black, a graduação alcólica deve estar perto de 9,8% e possui 85 de IBU (Chinook e Warrior). Utilizamos 11kg de malte para 20 litros e a filtragem demorou cerca de 5 horas com fundo falso. Ela foi inspirada em uma cerveja que trouxe dos EUA que chama Older Viscosity da Port Brewing. A cerveja ja maturou por 4 semanas com carvalho hungaro e Jack Daniel então acredito que já esta pronta para o consumo, é só gelar e degustar. Já esta engarrafada a 3 semanas".
Foto: Harmonizando a BB Jack in Black com sorvete de chocolate e com queijo parmesão (Acervo Pessoal Tarcísio Vascão).

Minha opinião: Excelente Imperial Stout, aveludada, aromática, com corpo e espuma muito bom, cremosa, álcool bem perceptível no palato, notas de tostado e café incríveis e amargor suave e dentro do estilo. Harmonizou bem com o queijo parmesão, mas com o sorvete de chocolate belga ficou covardia, uma harmonização dos Deuses!

Parabéns ao amigo Rafael Pastore, continue fazendo cerveja e amizades, pois assim deve ser o universo cervejeiro, sem vaidades e rivalidades, todos remando na mesma direção desde rio "puro malte de cevada".

Em tempo: Os "Beer Brothers", autores desta preciosidade cervejeira, são formados por Bruno Pastore, Pedro Antonioli, Rafael Pastore, Rafael Zamora e Tiago Sayon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário