A turma do curso foi composta, em sua grande maioria, por cervejeiros caseiros, galera que decidiu fazer na panela a mesma receita que seria feita nos equipamentos industriais da cervejaria.
Foto: Equipamento caseiro do Vasconsulado Cervejeiro montado dentro da fábrica para brassagem simultânea.
O estilo escolhido foi uma Weizenbock com 7% a.b.v. e dry hop com lúpulo Saphir.
Foto: Receita da panela.
As brassagens começaram simultaneamente, com a moagem dos grãos no início da manhã de sábado.
Depois os insumos foram divididos, a grande maioria para a cozinha da Invicta, e um pouco para a panela dos cervejeiros caseiros.
Os dois processos caminharam quase simultaneamente, com diferença de poucos minutos, seguindo as mesmas rampas de 45° (10'), 52°(10'), 62°(30'), 72°(30') e 78°(5').
As diferenças começaram a aparecer na recirculação do mosto e sua filtração, sendo bem mais rápido no processo caseiro, realizado em panela com fundo falso.
Mantendo o padrão Invicta de limpeza e higiene, os cervejeiros caseiros fizeram uma limpeza química completa no fermentador de 25 litros.
Para alegria da galera, o bagaço do malte utilizado pelos caseiros foi para o cozinha da Cervejaria Invicta e antes mesmo do final da brassagem já estávamos saboreando um pãozinho de malte delicioso. Isso sim é uma brassagem sustentável !
Parceira da Cervejaria Invicta, a Acerva Paulista marcou presença na brassagem e no curso, com vários associados investindo na melhoria de suas produções.
Foto: Galera comemorando a brasssagem simultânea.
A brassagem caseira terminou antes da industrial, e os cervejeiros caseiros deram uma "zoada" na equipe dos cervejeiros da Invicta, principalmente no Rodrigo Silveira, kkkk... , valeu Rodrigão, obrigado por tudo, pela recepção sempre calorosa, pelo respeito a cultura cervejeira, pela possibilidade de difundir educação cervejeira, a Cervejaria Invicta está definitivamente em nossos corações !
Foto: Fermentador da Invicta autografado pela turma da 2ª Jornada Cervejeira.
Foto: Fermentador caseiro também autografado e iniciando fermentação no Vasconsulado Cervejeiro.
Nossos agradecimentos também a todos os professores do SENAI de Vassouras, que nos presentearam com aulas maravilhosas.
Parabéns aos alunos que concluíram a 2ª Jornada Cervejeira SENAI / Invicta. Dia 18 de outubro comemoraremos bebendo as duas "crias". Será que ficarão muito diferentes ?
Cheers !
Fotos: Acervo pessoal Cervejeiro Caseiro Tarcísio Vascão.