segunda-feira, 29 de agosto de 2011

30 de Agosto - 2º aniversário de minha 1ª brassagem.

Parece que foi ontem, no dia 30 de agosto de 2009 realizei a minha primeira brassagem, ajudado do meu paizão, meu "co-piloto", nesta minha primeira aventura cervejeira. Fã da cerveja Guinness e das Stouts em geral, optei pela realização de uma cerveja dentro deste estilo, e o desafio e a insegurança de fazer a própria cerveja, rapidamente se transformou em prazer, em um dia delicioso ao lado da família, fazendo minha primeira cervejinha caseira.

A foto abaixo é do último exemplar da First Stout Beer, guardado carinhosamente há 2 anos.
Foto: First Stout Beer - arquivo pessoal.


Visite o álbum abaixo e veja as fotos de momentos da First Stout Beer, minha primeira cerveja caseira. É só clicar no rótulo abaixo, e depois clicar em apresentação de slides. Saúde!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cerveja Chocoasis.

Um dos meus grandes sonhos iniciais como cervejeiro caseiro era fazer uma cerveja no estilo Oatmeal Stout com adição de chocolate. E o realizei fazendo a "CHOCOASIS", escolhendo o nome em homenagem ao OASIS, clássica banda de rock britânica da cidade de Manchester.

Foto: Chocoasis no "território" das Acervas durante a Brasil Brau 2011 (Fonte: Gabriela - Empório Biergarten).

Receita da Chocoasis:
Maltes: Pilsen Belga- 4 Kgs (61,57 %) + Vienna- 1 Kg (15,37 %) + Carahell- 500 g (7,69 %) + Chocolate Belga- 500 g (7,69 %) + Aveia em flocos- 500 g (7,69%).
Água: Água Mineral Bonafont.
Lúpulos: Galena (12,50% a.a.) + Mt. Hood (3,50% a.a.) + Cascade (5,50% a.a.).
Leveduras: Safbrew S-33.
Chocolate em pó - 200 gramas.
Roteiro: Temperatura ambiente média de 26°C.
Introdução dos maltes à 45°C, caindo para 43°C, elevando novamente para 45 °C e permanecendo nesta temperatura por 20 minutos.
Elevação para 56°C, permanecendo por 20 minutos.
Elevação para 65°C, permanecendo por 60 minutos.
Elevação para 72 °C, permanecendo por 20 minutos.
Elevação para 78°C, inativando as enzimas.
Fervura durante 70 minutos.
Lúpulo Galena- 20 gramas (60') + Lúpulo Cascade- 10 gramas (20') + Lúpulo Mt.Hood- 10 gramas (5').
Introdução do Chocolate em pó durante fervura (12').
Aeração através da transferência da panela para o balde de fermentação (gravitacional).
Introdução da levedura a seco (sem ativação prévia).

Fermentação primária feita aos 18°C durante 14 dias.
Maturação feita aos 2°C durante 14 dias.
Segunda Fermentação na garrafa, utilizando acuçar, durante 14 dias.
Rendimento total de 23 litros, sendo que 13 litros foram para as garrafas, e o restante colocado em um barril de 10 litros, para consumo na pressão.
Resultado final= Teor alcoólico aproximado de 6,0 a.b.v. com IBU 25.

Visite o álbum abaixo e veja as fotos de momentos da minha primeira caseira estilo Oatmeal Stout, com lindas fotos feitas por Fabrício "Full Pint". É só clicar no rótulo da CHOCOASIS, e depois clicar em apresentação de slides. Saúde!



Veja mais publicações sobre a CHOCOASIS em blogs cervejeiros especializados:
- Blog ALL BEERS. Saudações ao meu amigo Raphael !
- Blog FULL PINT BR. Saudações ao meu amigo Fabrício, que participou da brassagem da Chocoasis.

Amigos cervejeiros do Twitter também conheceram e degustaram a Chocoasis, como o Alexandre de Sampa, o popular @xispeto.

Foto: Chocoasis durante degustação de @xispeto.

E como a cerveja é um tributo a banda de rock OASIS, também foi comentada no Blog Reverbcity, site especializado em música.

Viva o rock and roll !
Viva as cervejas caseiras e artesanais !
Viva La Revolución !

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cervejas Degustadas - Falke Vivre Pour Vivre.

Foto: Tarcísio Vascão (tirada na minha segunda degustação da Falke Vivre Pour Vivre, realizada no Cantinho do Degustador de FullPintBR). Cerveja degustada em 06 de julho de 2011 (Brasil Brau 2011). Nome: Falke Vivre pour Vivre. Estilo: Lambic Fruit. Teor alcoólico: 4,7% ABV. Cervejaria: Falke Bier. País: Brasil. Temperatura ideal para consumo: 05 - 7°C. Copo ideal: Taça. Descrição comercial: Obra de arte cervejeira, estilo Lambic Fruit Beer, que tem jabuticaba na sua composição, e que foi maturada durante longo período, dando origem a uma cerveja complexa, inédita, orgulho do movimento cervejeiro brasileiro. Minha opinião: Cerveja sensacional, revolucionária ! Acostumados com as Lambics Belgas, temos a tendência de não acreditar que é possível fazer uma cerveja brasileira neste estilo, mas quando experimentamos a Falke Vivre Pour Vivre a reação é uma surpresa, e claro, um prazer imenso. Que cerveja maravilhosa e complexa. Começando pelo rótulo e nome, muito bem escolhidos, de extremo bom gosto e baseado no filme "Vivre pour Vivre"(1967), obra do diretor de cinema francês Claude Lelouch. A coloração vermelho-rosada aumenta ainda mais o seu impacto visual, e quando abrimos a garrafa, que delícia, uma espuma tênue e rendilhada, e o aroma de jabuticaba, frutas vermelhas e um "azedinho' bem interessante. O paladar é ácido e doce ao mesmo tempo, sem exageros, e a jabuticaba é bem perceptível. Cerveja de corpo médio, com ótimo drikability, deve ser tomada lentamente, sentindo no palato e nas papilas gustativas cada mililitro desta preciosidade. Recomendo como uma maravilhosa opção de um presente especial a quem você ama, podendo começar pelo Dia dos Pais que está chegando, risos !!! Foto: Tarcísio Vascão com Marco Falcone na Brasil Brau 2011 - (Acervo pessoal). Parabéns ao Marco Falcone e toda a galera da Falke Bier !