terça-feira, 3 de abril de 2012

Pai Cervejeiro.

A melhor coisa que a cerveja faz são os amigos, mas no meu caso a cerveja fez muito mais, me aproximou ainda mais de meu paizão, que entre agosto de 2009 e dezembro de 2011 foi meu grande parceiro na aventura de fazer cervejas caseiras.
Meses depois de fazer o curso de cerveja caseira do Leonardo Botto, foi ele que me estimulou a comprar os equipamentos e os primeiros insumos, e depois disso ainda foi o grande responsável por romper aquela insegurança que a gente tem em fazer a primeira brassagem.
Em agosto de 2009, ele foi meu "co-piloto" de fogão, na brassagem da minha primeira cerveja, a "First Stout Beer". A partir de então foram muitas brassagens, algumas delas com participação mais que decisiva nos resultados, preparando ingredientes inusitados como laranjinha japonesa, pimenta malagueta em pó e lichia, essa última sendo o responsável por descascar 3 Kgs de polpa de lichia do Sitio Guanabara, após congelar as frutas. Chegou a queimar as pontas dos dedos durante o processo artesanal do preparo da lichia!
Quantas tardes e noites de brassagens, degustações e harmonizações, isso mesmo, ele também era um cozinheiro de mão cheia, e suas iguarias combinavam muito com cervejas de verdade. Risotos (o de camarão era antológico!), peixadas, bacalhau, feijoada tradicional, costelas de ripa deretendo de tão macias, e tantas outras delicias, que hoje deixam um gostinho irrecuperável de "quero mais".
O meu amado paizão faleceu há dois meses, a saudade só aumenta, mas tenho certeza que ele está lá no céu preparando uma de suas delicias e escolhendo uma bela cerveja para o dia do nosso reencontro.
Paizão, obrigado por tudo meu pai cervejeiro, CHEERS !


(Video: Pai cervejeiro - música: Roadhouse Blues - The Doors).

Que Deus te abençoe !