segunda-feira, 11 de julho de 2011

Brasil Brau 2011.

A cidade de São Paulo recebeu na semana passada o maior evento cervejeiro do país, a Brasil Brau 2011, feira de tecnologia cervejeira, e que teve o apaixonante "Degusta Beer", setor dedicado a degustação das preciosidades cervejeiras, com muitos lançamentos, destacando-se a "Colorado Grão-Pará" e "Falke Vivre pour Vivre", ambas maravilhosas.
Os cervejeiros caseiros também compareceram em massa, inclusive fazendo seu ponto de encontro no Stand das Acervas Brasil, certamente o local mais descontraído, e menos engravatado da feira. Inclusive tive a liberdade para levar algumas garrafas da minha caseira estilo oatmeal stout, a "Chocoasis", que foram degustadas pela galera.
Grande encontro também de amigos, muitos já conhecidos pessoalmente, e outros novos amigos de twitter e blogs, finalmente brindando cervejas no mundo real. Um grande barato!

Por motivos profissionais só compareci na quarta-feira, mas já valeu muito à pena, visite o álbum abaixo e veja as fotos da quarta-feira da Brasil Brau 2011. É só clicar na foto, e depois clicar em apresentação de slides. Saúde!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Brewdog na pressão - Viva os Escoceses !

A Escócia é tradicionalmente conhecida pelo seu incomparável whisky, puro malte mundialmente amado. Todavia, recentemente fomos surpreendidos por uma cervejaria escocesa, a Brewdog, que vem revolucionando o mercado cervejeiro internacional devido ao seu pioneirismo provocativo, com cervejas extremas, receitas maravilhosas e apaixonantes, bem com a cara rock and roll de seus jovens comandantes. Assim, a Escócia deixou de ser apenas a terra do melhor whisky, e hoje é um dos destaques cervejeiros mundiais.
O Empório Biergarten de Ribeirão Preto (SP), em uma iniciativa sensacional, colocou três torneiras com as "Brewdogs", e eu, um apaixonado pelas escocesinhas em garrafas não poderia de perder a oportunidade, ou melhor, o privilégio de degustá-las na pressão.

Foto: Brewdog na pressão, deixa qualquer um maluco ! (Acervo pessoal)

Iniciando a degustação, seguindo minha opção por elevação gradual e progessiva do IBU, dei inicio aos "serviços" com a 5 A.M. Saint, uma Amber Ale com 35 de IBU's e 5% de teor alcoólico. Fala sério, certamente uma das melhores (se não for a melhor!) cervejas na pressão que já provei nessa minha vida. Floral, aromática, frutada, equilibrada e com amargor clássico da Brewdog e da Escola Americana, simplesmente inesquecível. Certamente os dois lúpulos utilizados, Amarillo e Nelson Sauvin, são os grandes responsáveis por esta fantástica alquimia. Se possível, repetiria uma taça dela diariamente, sem a menor dificuldade !

Foto: Torneira da 5 A.M Saint (Acervo pessoal).

Em seguida subimos o amargor para 40 IBU's, com a Trashy Blonde, que tem um teor alcoólico mais baixo (4,1% a.b.v.). Apesar de ser muito boa, comparativamente considerei a pior das três, a menos equilibrada delas, mas certamente a repetiria também, pois mesmo ela está anos luz na frente de muito "chopp" (detesto este termo!) que já tomei. Feita com lúpulos Amarillo, Simcoe e Matueka, deve ser conhecida pelos cervejeiros amigos.

Foto: Torneira da Trashy Blonde (Acervo pessoal).

E terminando a sequência, subimos para 68 IBU's, chegando a esperada Punk IPA, uma India Pale Ale bem ao estilo americano, com teor alcoólico de 5,6% a.b.v. Valeu a expectativa, fantástica, mas certamente um pouco "agressiva" para aqueles que não são lúpulos maníacos (eu sou!!). Amargor intenso, nobre, persistente no retrogosto. Inclusive, voltando para casa ainda conseguia perceber um resto de amargor, incrível. Feita com os lúpulos Nelson Sauvin (esse lúpulo deve ser um dos segredos!), Simcoe, Ahtanum e Chinook, só perde para a 5 A.M. na questão do floral e aroma, mas também é dos DEUSES !!!

Foto: Torneira da Punk IPA (Acervo pessoal).

A coisa foi tão boa, que não resisti e repeti a dose, levando meu paizão para conhecer a Brewdog na pressão, e como ele adora uma cerveja lupulada, também aprovou as escocesinhas.

Foto: Repetindo a 5 A.M. Saint, agora com meu paizão (Acervo pessoal).

Obrigado Empório Biergarten pela iniciativa de trazer para o interior de São Paulo este "ouro líquido", e parabéns a galera dos "escoceses malucos" da Cervejaria Brewdog, vocês são demais, cheers !!!