sábado, 30 de abril de 2011

Noite de harmonizações cervejeiras em Sertãozinho (SP).

Sertãozinho recebeu na última quinta-feira, dia 28 de abril, a vista de Edu Passarelli, um dos maiores nomes do movimento cervejeiro ligado a boa gastronomia. O agradável Empório Santa Fé foi palco de uma belíssima noite de harmonização de delícias gastronômicas com maravilhas cervejeiras.

1ª Harmonização - A Tradicional Pilsner Urquell (República Tcheca) com bolinhos de bacalhau.

Maravilhosa Bohemian Pilsener com 4,4% ABV.

2ª Harmonização: Sheriff's IPA da Sherwood Forest (Estados Unidos) com bolinhos de mandioca com carne seca.



3ª Harmonização: Traquair Bear Ale (Escócia) com frios (queijos e carnes especiais).



Um brinde com a sensacional Traquair Bear Ale e seu delicioso sabor tostado com 5% ABV, com Edu Passarelli ao fundo, contando boas histórias sobre as "brejas".



4ª Harmonização: Erdinger Weissbier (Alemanha) com carpaccio de salmão.



As harmonizações agradaram também o exigente paladar feminino de minha esposa.



5ª Harmonização: Due 2010 Melograno (Brasil) e o prato principal, Cordeiro com polenta.

Cerveja no estilo belga Dubbel, com 6,5% ABV, edição limitada feita pelo Melograno em parceria com a Cervejaria Bamberg, em comemoração aos 2 anos da Melograno Forneria & Empório de Cervejas, na Vila Madalena em São Paulo. Um detalhe especial é a presença de extrato de romã na composição desta cerveja espetacular!

Foto com Edu Passarelli no Empório Santa Fé de Sertãozinho (SP).


Meus agradecimentos a simpática galera do Empório Santa Fé, saúde !

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Vem aí minha primeira English Barley Wine.

Minha primeira cerveja caseira no estilo English Barley Wine já tem rótulo, e ele faz referência ao Casamento Real Britânico, mais especificamente homenageando a eterna princesa Diana, grande ausência na festa da realeza do país da tradição e protocolo, mas também do rock and roll, futebol e grandes cervejas.

Foto: Rótulo da DIANA'S FIRSTBORN BEER (Fonte: Acervo pessoal).
Nota: Cerveja caseira sem fins comerciais, com produção limitada a 20 litros, que faz um tributo a Diana e seu filho primogênito William, e que não faz apologia ao consumo de bebidas por menores de idade.

As opiniões em relação ao casamento de Willian e Kate são diversificadas, muita gente curtindo e também muita gente contrária, criticando, mas uma coisa é certa, todos nós brasileiros temos no imaginário inconsciente coletivo a valorização do conceito de realeza, caso contrário chamaríamos Pelé de "Presidente do Futebol" e Roberto Carlos de "Primeiro Ministro da Música".
E apesar do comentado veto a presença da cerveja na festa oficial, sabemos que o irmão do noivo, príncipe Harry, é um admirador das boas cervejas.

Foto: Príncipe Harry bebendo uma JOHN SMITH'S EXTRA SMOOTH DRAUGHT.

Assim, nem tudo está perdido na realeza do país do futebol, rock and roll e de uma grande Escola Cervejeira. Cheers !!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Páscoa Puro Malte.

Feriado da Páscoa, ótimo motivo para comemorar e degustar belas cervejas, podendo inclusive fazer uma harmonização com ovos de chocolate. A coisa fica ainda mais gostosa quando tudo isso é feito junto a natureza e a família, conseguindo ficar descalço durante três dias no sítio, que dureza ! Foto: Cervejas degustadas na Páscoa. (Fonte: Acervo pessoal - Tarcísio Vascão). Relação das cervejas degustadas, algumas delas mais de uma vez: - Happy 43: Minha caseira estilo rauchbier. Harmonizada com paio, salame e queijo defumados. - Red Ale: Preciosidade da Cervejaria Baden Baden de Campos do Jordão. - Madera: Old Ale maturada em carvalho - Cervejaria Brix (Receita de Phil Zanello). - Stout: Cervejaria Burgman de Sorocaba. Boa combinação com chocolates! - Wäls Quadruppel: Cervejaria Wäls de Belo Horizonte. Uma representante do "revolucionário" movimento cervejeiro brasileiro. - Bishops Finger: Kentish Strong Ale - Inglaterra. Uma representante da Escola Britânica. - Weihenstephaner Vitus: Weizenbock - Alemanha. Uma representante da Escola Alemã. - Delirium Nocturnum - Bélgica. Uma representante da Escola Belga. - Saison St. Feuillien: Belgian Farmhouse Ale. Escolhida para o brinde familiar de Páscoa. Foto: Maltes de Cevada a 66 °C na panela de brassagem. (Fonte: Tarcísio Vascão - Acervo pessoal). A degustação cervejeira não poderia estar completa sem a brassagem de uma nova cerveja, assim decidi fazer minha primeira cerveja caseira no estilo English Barley Wine. A escolha dos ingredientes foi bem caprichada, e utilizei 8,5 kgs de malte de cevada para aproximadamente 20 litros de cerveja, com destaque para o malte Pale Ale, e ela já está em pleno processo de fermentação a 18 ° C. Espero ansiosamente pelo resultado final, e já não vejo a hora de dar o primeiro gole! Foto: Fazendo minha English Barley Wine e degustando mais uma Madera, deliciosa cerveja de Phil Zanello. (Fonte: Tarcísio Vascão - Acervo pessoal). Espero que todos os amigos cervejeiros tenham tido uma feliz Páscoa, e de preferência que ela tenha sido "puro malte". Saúde !

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cervejas Degustadas - Bamberg Rauchbier na pressão.


Cerveja degustada em 15 de abril de 2011.

Nome: Bamberg Rauchbier.

Estilo: Rauchbier.

Teor alcoólico: 4,8 % ABV.

Cervejaria: Bamberg.

País: Brasil.

Temperatura ideal para consumo: 5 - 7 °C.

Copo ideal: Tulipa ou Copo estilo "rauch".

Descrição comercial:
Cerveja defumada, de baixa fermentação, tradicional da cidade alemâ de Bamberg. Os ingredientes e a receita tem origem nesta região, e seu aroma e sabor tem relação com a defumação de maltes especiais. Harmoniza com pratos fortes como defumados em geral, principalmente linguiça, queijos defumados, salames, além da nossa brasileiríssima feijoada.

Minha opinião:
O estilo Rauchbier é um dos meus preferidos, e esta preciosidade de Votorantim (SP) certamente é a melhor rauchbier produzida no país. Saborosa, com ótimo aroma, marcando o defumado de forma muito equilibrada, sem o caráter extremo da clássica alemã Aecht Achlenkerla, minha paixão, que costumo chamar de "suco de bacon", mas que pelo defumado excessivo faz muita gente preferir o equilibrio e maior suavidade da nossa Bamberg Rauchbier. Sou frequente consumidor desta cerveja, mas neste mês de abril tive o prazer de conhecê-la servida "na pressão", aqui em Ribeirão Preto (SP), e posso afirmar que ficou melhor ainda, uma cerveja maravilhosa e que deve estar no dia a dia de todos os amantes das boas cervejas.

Foto: Degustando a Bamberg Rauchbier na pressão durante a etapa Ribeirãopretana da Stock Car. (Fonte: Acervo pessoal).

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Uma degustação muito especial.

Degustação de cervejas especiais é uma mistura de prazeres do olfato e do paladar, com os aromas e sabores das grandes cervejas, misturado com um bom papo entre amigos e pessoas queridas.
Tudo isso aconteceu no encontro da última sexta-feira no Empório Biergarten de Ribeirão Preto (SP), com o privilégio de ser acompanhada com a degustação de minha caseira Império Serrano IPA.

Foto: Thiago, paizão, eu e Fabrício brindando minha Império Serrano IPA (Fonte: Gabriela - Biergarten).

O encontro com o amigo cervejeiro e especialista em degustação Fabrício, do blog FULL PINT, teve ainda a presença do meu querido paizão e do Thiago, especialista em queijos de cabra (Caprilli), além das respectivas famílias (mulheres e filhos).
O início dos "serviços" foi dado com a degustação de minha primeira IPA, a Império Serrano, e o Fabrício guardou a garrafa rotulada para sua coleção particular.
Em seguida cada um optou por cervejas diferentes, eu e meu pai partimos para uma blonde belga, a Mythique, muito boa por sinal.

Foto: Degustando uma Mythique com o paizão.

Posteriormente a Mythique, optamos por escocesa, a Brew Dog Paradox, estilo Russian Imperial Stout, com 10% de álcool, uma cerveja que eu já conhecia e que considero uma das melhores qua já experimentei em toda a minha vida, com álcool, amargor e torrefação sensacionalmente intensos e equilibrados.

O Biergarten estava bombando, e a galera do "Conselho de Segunda", também presente, promoveu um brinde diferente, com uma das mitológicas cervejas Canoinhenses, do mestre cervejeiro Rupprecht Loeffler, falecido recentemente aos 93 anos. A escolhida foi a Jahu. Sem comentários.

Foto: Brinde coletivo com a Jahu (Fonte: Gabriela - Biergarten).

A degustação não seria completa sem uma puro malte brasileira, e escolhemos a Bamberg München, uma preciosidade estilo Munich Dunkel, que segue a Lei de Pureza da Baviera.
Enquanto isso as mulheres curtiam a Pilsen da Lund na pressão e a Sol mexicana.
A nossa saideira foi escolhida conjuntamente com o Fabrício, e para ser com chave de ouro escolhemos uma trappista belga, a Chimay Premiere, simplesmente maravilhosa!

Foto: Brinde saideira com Chimay Premiere.

Vejam mais sobre a degustação no blog do Empório Biergarten.

Saúde!

sábado, 2 de abril de 2011

Cervejas Degustadas - Da Lapa.

Foto: Tarcísio Vascão. Cerveja degustada em 06 de março de 2011. Nome: Da Lapa. Estilo: Pilsen. Teor alcoólico: 4,2 % ABV. Cervejaria: Mistura Clássica. País: Brasil. Temperatura ideal para consumo: 0 - 5 °C. Copo ideal: Tulipa ou Caldereta. Descrição comercial: A cerveja "Da Lapa" foi produzida pela Cervejaria Mistura Clássica, especialmente para o Lapa Café, e é uma Pilsen, que em sua formulação não leva conservantes, acidulantes, corantes ou outros elementos artificiais. É feita com a água da região da Serra do Mar, com 100% de malte, lúpulo (erva da família Cannabaceae) e levedura (fermento). Minha opinião: O estilo Pilsen está longe de ser o meu preferido, mas a "Da Lapa" é uma daquelas cervejas em que percebemos a diferença do Puro Malte para aquelas cervejas produzidas com os famigerados cereais não malteados. Saborosa e leve ao mesmo tempo, com amargor moderado. Tem corpo e espuma bastante interessantes, pouco comum ao estilo vendido popularmente em nosso país. Vale a pena experimentar e notar as diferenças que podem aparecer quando se faz cerveja estilo Pilsen baseada na Lei de Pureza Alemã. Foto: Harmonização da cerveja "Da Lapa" (Tarcísio Vascão). Uma cerveja com cara bem brasileira, inclusive no belo rótulo, não poderia ter harmonização melhor do que ser saboreada com asinhas e coxinhas de frango assadas, acompanhadas de uma deliciosa farofa brasileiríssima. Saúde!