sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal e um 2011 bem cervejeiro.

Desejo um Feliz Natal e um 2011 maravilhoso, cheio de degustações cervejeiras.
Foto: Minhas degustações de Natal.
Da esquerda para direita: Wäls Quadruppel (Minas Gerais), Tokyo Brew Dog (Escócia), Kiss Dark Beer (minha caseira estilo porter), Paradox Brew Dog (Escócia), Gouden Carolus Christmas (Bélgica), Orval (Bélgica) e Dry Hopped Saint Rogue Red (Estados Unidos).

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Brassagem da KISS DARK BEER.

Visite o álbum abaixo e veja as fotos da brassagem de minha primeira caseira estilo Porter. É só clicar no rótulo da KISS DARK BEER, e depois clicar em apresentação de slides. Saúde!


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Grandes Points Cervejeiros - Empório Biergarten - Ribeirão Preto (SP) - Brasil.


O Empório Biergarten de Ribeirão Preto é o ponto de encontro dos cervejeiros caseiros de Ribeirão Preto e dos amantes das cervejas caseiras, artesanais e especiais, principalmente "puro malte".

Foto: Centenas de rótulos de cervejas, em destaque as especiais italianas.

Ambiente muito agradável, familiar e de amigos cervejeiros, com muitas opções para degustações, e ainda podemos harmonizar as cervejas com os petiscos do Mercadão da Cidade.

Foto: Cervejas puro malte na pressão.

A galera do Biergarten foi responsável pelo nascimento de uma geração de cervejeiros caseiros na região de Ribeirão Preto, na qual me incluo, e as degustações das caseiras tornou-se uma tradição local.

Foto: Degustação da minha caseira "Drica's Pilsen" com família e amigos.

Fotos: Gabriela e Marcelo (Empório Biergarten).

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cervejas Degustadas - Pfungstädter 1831 Schwarzbier.


Cerveja degustada em 14 de novembro de 2010.

Nome: Pfungstädter 1831 Schwarzbier.

Estilo: Schwarzbier.

Teor alcoólico: 5,3 % ABV.

Cervejaria: Pfungstädter Brauerei.

País: Alemanha.

Temperatura ideal para consumo: 8 – 12 ° C.

Copo ideal para consumo: taças "estilo alemão".

Descrição comercial (em alemão):
Schwarz wie die Nacht: Das Pfungstädter Schwarzbier 1831 ist vollmundig und würzig, bei einem Alkoholgehalt von 5,3 % vol. Es wird nach altem Rezept gebraut. Der dunkle Farbton und das Malzaroma machen es zu einem besonderen Geschmackserlebnis.

Minha opinião: Cerveja de aspecto muito atraente, com coloração escura e bastante carbonatada (presença do gás lembra até refrigerante), creme pouco denso, mas com boa persistência. Aroma suave e com notas de torrefação, pouco frutado. Corpo leve e sabor pouco intenso, porém refrescante, com final torrado sem excessos, amargor também discreto e suave. Cerveja bem mais leve e refrescante que outras cervejas do gênero, porém menos encorpada e aromatizada, ideal para degustação em dias mais quentes. No verão sugiro ter uma reservada nas “cervejotecas” dos amigos cervejeiros.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Final de Semana - Tempo de degustações.

Os cervejeiros costumam aguardar com grande expectativa a chegada de um final de semana, pois geralmente aproveitam os momentos de lazer para fazer degustações de cervejas, principalmente artesanais, caseiras e puro malte. Vejam o exemplo em um dos meus finais de semana do mês de novembro: Foto: Tarcísio Vascão. Da esquerda para direita: Happy 42 (minha caseira), Tucher Dunkles Lefe Weizen (Alemanha), Tucher Übersee (Alemanha), 1831 Schwarzbier (Alemanha), Erdingen Dunkel Weiss (Alemanha), Colorado Indica (Ribeirão Preto (SP) - Brasil), Hop Ottin IPA (Estados Unidos) e Chimay "vermelha" (Bélgica). Boas degustações a todos, e saudações cervejeiras !!!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cervejas Degustadas - Tucher Dunkles Hefeweisen.


Degustada em 13 de novembro de 2010.

Nome: Tucher Dunkles Hefeweisen.

Estilo: German Dunkelweizen.

Teor alcoólico: 5,3 % ABV.

Cervejaria: Tucher Bräu Fürth.

País: Alemanha.

Temperatura ideal para consumo: 5 – 7 °C.

Copo ideal para consumo: Estilo Weizen.

Descrição comercial (inglês):
Robust in flavor and dark in color, Tucher Dunkles Hefe Weizen is made of a special mixture of light wheat malt and dark barley malt and has a particularly gentle and well rounded malt aroma.

Minha opinião: Cerveja de coloração escura, aspecto turvo, com fermento em suspensão (adoro isso!!) e espuma bonita e densa, de coloração bege. O aroma predominante é de banana, com notas muito discretas de cravo e caramelo. O sabor, infelizmente, me decepcionou um pouco, com percepção do corpo pouco complexo e predomínio excessivo de banana, quase sem percepção dos maltes torrados. Sua acidez salva a cerveja, transformando-a em uma bebida refrescante, com bom drinkability. Amargor muito discreto, dentro do esperado para o estilo. O retrogosto mais adocicado e frutado (banana) também não me agradou muito, mas em geral é uma cerveja bem “honesta”, que deve ser experimentada pelo menos uma vez, mas raramente repetida em novas degustações.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Vem aí... HAPPY 43.

Atenção galera cervejeira, minha primeira defumada (rauchbier) está maturando!
E ela já tem nome: HAPPY 43.
Vejam o vídeo da transferência para o balde de fermentação:

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Grandes Points Cervejeiros - Cervejaria Braugarten - São Paulo (SP) - Brasil.


Cervejeiros amigos, que estão cansados de beber as famigeradas cervejas populares brasileiras e tulipas de chopp sem alma e sem corpo, uma boa opção em São Paulo é a Cervejaria Braugarten. Lá encontramos uma boa opção de cervejas importadas, muitas delas puro malte, além é claro do chopp artesanal da casa.


Conhecemos as duas opções de chopp da casa, o chopp claro "estilo pilsen" e o escuro.


O chopp Braugarten claro é muito bom, corpo, aroma e amargor pouco comum ao chopp comercial brasileiro, vale muito experimentar, não perca. O chopp escuro tem aroma e corpo interessantes, porém pecando pelo sabor mais adocicado, lembrando a tradição brasileira de exagerar no caramelo das cervejas escuras. Na minha opinião vale só para conhecer, por isso indico repetir preferencialmente o chopp Braugarten claro!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Minha Primeira Brassagem - FIRST STOUT BEER.

Visite o álbum abaixo e veja as fotos de minha primeira brassagem. É só clicar no rótulo da FIRST STOUT BEER, e depois clicar em apresentação de slides. Saúde!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

MINHA OITAVA CERVEJA CASEIRA.

Realizei algumas brassagens após a da "Happy 42", mas não confeccionei rótulos de algumas de minhas produções. Foram elas:
- Minha primeira Pilsen, feita em homenagem a minha esposa, fã do estilo, e que foi batizada de "Drica's Pilsen".
- Cerveja de Trigo, estilo fruit beer, feita com laranjinha japonesa. Sem nome.
- Cerveja multi-maltes, com 4 tipos de malte. Sem nome até explodir uma garrafa na geladeira e outra no armário, devido a excessiva carbonatação da segunda fermentação. Assim ganhou o nome de "Explosiva".
- Cerveja com "sobras" do mosto de três brassagens, que por ser impossível repetir novamente sua fórmula, ganhou o nome de "Irreprodutível".

MINHA OITAVA CERVEJA CASEIRA.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Grandes Points Cervejeiros - Buller Brewing Company - (Buenos Aires - Argentina).

Buenos Aires, famosa pelos seus vinhos, também tem tradição em cervejas artesanais. A cervejaria Antares, por exemplo, já é bastante conhecida, inclusive fora do país, apesar do domínio de mercado da argentiníssima e comercial Quilmes. A nossa viagem para Buenos Aires, em plena Copa do Mundo de 2010, não poderia deixar fora do roteiro uma visitação a um local cervejeiro típico, no caso o Brew Pub Buller, localizado no coração boêmio da Recoleta. Experimentamos os seis tipos de cerveja da casa, alguns em generosos Pints, e o destaque ficou para a Honey Beer, certamente a melhor artesanal com base de mel que já tomei, refrescante e complexa. A Oktoberfest também é maravilhosa, merecendo nossa repetição. De todas, a menos interessante foi a Hefeweissen, decepcionando meu paladar, apaixonado por cervejas de trigo. Agora, todas as seis dão de vinte a zero nas monopolistas brasileiras feitas com os famigerados cereais não maltados. Foto: O famoso Kit degustação da Buller. Final de semana de Copa do Mundo, e acompanhamos a vitória da Argentina sobre o México pelas Oitavas-de-finais do Mundial. Certamente não poderíamos deixar de presenciar a festa dos argentinos em pleno Obelisco, local tradicional das comemorações futebolísticas em Buenos Aires. Futebol e cerveja artesanal, tudo a ver! Dica: Amigos, quando forem para Buenos Aires, não fiquem somente nos vinhos, conheçam algumas cervejas artesanais argentinas! Fotos: Arquivo pessoal de Tarcísio Vascão.