quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cervejas Degustadas - Hop Ottin´IPA.



Degustada em 13 de novembro de 2010.

Nome: Hop Ottin´IPA.

Cervejaria: Anderson Valley.

Estilo: India Pale Ale (IPA).

Álcool (%) 7% ABV.

País: Estados Unidos.

Descrição Comercial (Inglês):
Hop Ottin’ IPA is as hoppy as they come. The name means “hard working hops,” in Boontling, and that tells it all. Generous additions of high-alpha Pacific Northwest hops added during a vigorous boil, plus traditional dry hopping, with whole hop cones, give this ale a delicious citrus aroma, and an intense hoppy bite. This IPA is a hop lover’s dream.
Hop Ottin’ IPA received a Silver Medal from the 2001 World Beer Championships, in the India Pale Ale category, and has several other medals as well. Click here to see the entire list.
As with all of our products, Hop Ottin’ IPA is never sterile filtered nor heat pasteurized, and should be stored in refrigeration. However, to fully enjoy its rich and complex flavor, it should be served between 40° and 45°F.


Minha opinião: Cerveja IPA bem lupulada, mantendo a tradição da escola americana. Coloração próxima do cobre, não turva, e com creme leve e bem persistente. Corpo médio, e aroma bem herbal, lupulado, marcante e delicioso. Gosto amargo, porém de início um pouco doce (caramelo) e frutado, mas que rapidamente é tomado pelo amargor do lúpulo, intenso mas muito agradável, que permanece ao final e com retrogosto amargo persistente, percebendo-se bem também seu teor alcoólico. Considerei uma cerveja digna representante do estilo, e que pode servir como referência de uma lupulação bem feita, vale a pena ter um exemplar guardado na “cervejoteca” para um momento especial de degustação.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cervejas Degustadas - Delirium Nocturnum.


Degustada em 12 de novembro de 2010.

Nome :Delirium Nocturnum.

Estilo: Belgiam Dark Strong Ale.

Teor alcoólico: 9 % ABV.

País: Bélgica.

Descrição Comercial: A Delirium Nocturnum é uma cerveja escura, encorpada, triplamente fermentada sendo que a última fermentação ocorre na própria garrafa. Em sua fabricação são utilizados cinco maltes e três tipos de leveduras. Seu aroma é adocicado e o sabor é complexo, com nuances de passas, chocolate e semente de erva-doce. Acompanha muito bem carnes vermelhas.

Minha opinião: Cerveja simplesmente delirante, complexa, daquelas que deixam saudades após seu término. Encorpada, com carbonatação densa e persistente, aroma intenso e frutado, amargor sem exageros, aroma tostado e com notas de chocolate, paladar cremoso, com mistura equilibrada de seu amargor com notas de frutas secas e chocolate, sensação do álcool presente no palato, e retrogosto suave e persistente. Cerveja para se ter uma caixa sempre disponível em qualquer boa “cervejoteca” !!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Minhas caseiras em exposição.



Duas garrafas de minhas cervejas caseiras em exposição,"WEISSCO DA GAMA" e "HAPPY 42".
Foto tirada no Empório Biergarten de Ribeirão Preto (SP).

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cervejas Degustadas - Colorado Ithaca.



Degustada em 16 de outubro de 2010.

Nome: Colorado Ithaca.

Estilo: Russian Imperial Stout.

Cervejaria: Colorado – Ribeirão Preto (SP) – Brasil.

Teor Alcoólico: 10,5 % ABV.

IBU: 60.

Temperatura ideal para consumo: 8 – 12 °C.

Copo ideal para consumo: Tulipa ou Pint.

Minha opinião: Cerveja complexa, com coloração negra e espuma marrom clara, persistente, encorpada, caracterizando excelente carbonatação. Aroma com predomínio do café, não muito intenso, porém agradável. O paladar destaca-se pela intensa presença do álcool, que particularmente me agradou muito, lembrando a sensação degustativa do vinho do Porto, com amargor moderado, não sendo muito perceptível os sabores frutados e chocolate, exceto pelas notas de uva passa e defumado (madeira). A persistência do álcool no palato, e seu predomínio no retrogosto me fascinou, mas certamente não agradará a todos, porque não se equilibra com outros sabores. Uma observação que deve ser feita é em relação ao lacre de cera, esteticamente lindo, mas que dificulta um pouco a sua abertura, e sua fragmentação deixa resíduos espalhados e também retidos na própria garrafa. Digníssima representante do maravilhoso estilo “Russian Imperial Stout”, a Colorado Ithaca deve ser obrigatoriamente degustada por todos os amantes da arte cervejeira.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Cervejas Degustadas - Otro Mundo Nut Brown Ale.



Degustada no dia 11 de julho de 2010 (Dia da Final da Copa do Mundo 2010).

Cerveja artesanal argentina "garimpada" durante estadia em Buenos Aires.

Tipo: English Brown Ale.

Teor alcoólico: 6% abv.

Cervejaria: Otro Mundo Brewing Company - Argentina.

Temperatura ideal para consumo: 5 - 7 °C.

Copo ideal para consumo: Pint.

Descrição da cerveja (espanhol): Utilizando los más nobles ingredientes naturales, nuestros maestros cerveceros aprovecharon la experiencia de generaciones para lograr esta cerveza oscura de fermentación alta, con reminiscencias de chocolate amargo, tonos acaramelados y sabores ligeros a cereal tostado y frutas secas.

Degustada e harmonizada com uma paella espanhola (vide foto), feita em homenagem a "Fúria Espanhola", nova Campeã Mundial de Futebol.

Minha opinião: Cerveja boa, com toques de caramelo e chocolate, corpo médio, com amargor discreto, e que tem no paladar tostado seu grande destaque. O tostado final é simplesmente delicioso.

Para quem vai passear pela Argentina, minha dica é trocar o vinho por esta bela cerveja de nossos "hermanos".

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cervejas Degustadas - Weihenstephaner Vitus.


Weihenstephaner Vitus - Degustada em 25/09/2010.

Estilo: German Weizenbock.

Teor alcoólico: 7,7% abv.

Cervejaria Bayerische Staatsbrauerei Weihenstephan.

Copo ideal: Weizen.

Temperatura ideal para consumo: 8 - 12 °C.

Vitus é uma Weizenbock (elaborada com malte de trigo e cevada). Uma maturação extra nas Adegas do Monastério faz desta Weizenbock uma cerveja realmente especial, com corpo e equilíbrio.

Minha opinião: Cerveja de trigo estilo bock, porém clara, com aroma frutado e paladar refrescante e discretamente amargo, grande presença de álcool, notas de banana, sem sabor tostado, e um final bastante presente e característico, bem complexa. Certamente pertence a categoria das que preciso sempre ter um exemplar disponível em minha "cervejoteca".

terça-feira, 9 de novembro de 2010